terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Sem luzes noturnas, Coreia do Norte 'desaparece' em foto espacial

Luzes da Coreia do Sul e China contrastam com escuridão norte-coreana. Imagem foi feita por astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional.



(G1) Uma foto noturna tirada por astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) mostrou o contraste das luzes das cidades chinesas e sul-coreanas com a escuridão predominante na Coreia do Norte.

A intensidade da iluminação observada em imagens noturnas como essa indica o grau de urbanização e de relevância econômica das regiões. É notável, por exemplo, a grandeza de Seul, capital da Coreia do Sul, cuja região metropolitana tem 25,6 milhões de habitantes. Em comparação, a cidade sul-coreana de Gunsan, de 280 mil habitantes, é bem menos iluminada.

Já na Coreia do Norte, o único ponto de destaque é a capital Pyongyang. Apesar da população de 3,26 milhões de habitantes, ela aparece com uma iluminação esmorecida, equivalente à das menores cidades sul-coreanas.

A imagem também não permite distinguir a linha costeira do país, ao contrário do que ocorre com seu vizinho do sul. De acordo com informações coletadas pela Nasa, enquanto o consumo per capita de eletricidade na Coreia do Sul é de 10.162 KWh (quilowatt-hora), na Coreia do Norte esse valor é de apenas 739 KWh ao ano.

----
Matérias similares no Terra e Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário