quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Satélite faz imagem que destaca gelo na superfície dos Grandes Lagos

Neste mês, 84,42% da superfície dos Grandes Lagos estava congelada. Trata-se do maior congelamento nos últimos 20 anos.

Foto tirada em satélite mostra, com cores artificiais, a superfície congelada dos Grandes Lagos. (Foto: Nasa)


(G1) Uma foto tirada a partir do satélite Aqua, da Nasa, mostrou os Grandes Lagos, da América do Norte, no momento em que registravam um dos maiores congelamentos das últimas quatro décadas.

Feita pelo instrumento Modis (Espectroradiômetro de Resolução de Imagem Moderada) no dia 19 de fevereiro, a imagem utilizou uma combinação de ondas para produzir uma coloração que ajuda a distinguir gelo, água, neve e nuvens.

Na imagem acima, as regiões mais escuras, quase pretas, são aquelas em que a água está em estado líquido. O azul claro representa as áreas cobertas de gelo. Quanto mais fina a camada de gelo, mais escuro é o azul e, quanto mais grossa, mais claro. As áreas esverdeadas são as que estão cobertas por neve. Já as manchas esbranquiçadas representam as nuvens.

Entre 12 e 13 de fevereiro, 88,42% da superfície dos Grandes Lagos estava congelada, maior congelamento desde 1994, de acordo com o Laboratório de Pesquisas Ambientais sobre os Grandes Lagos (GLERL, na sigla em inglês) do Centro Nacional de Informações Climáticas, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA).

Nas últimas quatro décadas, só houve quatro situações em que mais de 80% da superfície dos Grandes Lagos ficaram cobertas de gelo. A média de cobertura de gelo, desde 1973, é de apenas 50%.

De acordo com a Nasa, ventos gelados na superfície da água removem calor das áreas mais superficiais do lago. Quando a temperatura na superfície cai muito, uma camada de gelo fina começa a se formar. Depois, a manutenção de baixas temperaturas é responsável pela formação de camadas cada vez mais grossas de gelo.

Foto de satélite mostra região dos Grandes Lagos
sem neve e sem efeitos especiais (Foto: Nasa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário