sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

‘Mãe’ do iceberg que afundou o Titanic é a geleira que derrete mais rápido no mundo


(O Globo) A geleira Jakobshavn, que fica na Groenlândia, tornou-se a glaciar que vem sofrendo o derretimento mais rápido em todo o mundo atualmente, aponta um novo estudo publicado na edição desta semana da revista científica “The Cryosphere”.

No verão, a massa - amplamente conhecida por ter produzido o iceberg que derrubou o Titanic - está perdendo gelo para o oceano a uma velocidade cerca de quatro vezes maior do que a média da década de 90. Trata-se de um derretimento recorde nos últimos anos. Se o nível do mar for elevado em seis metros, tudo poderá desaparecer, sugere a pesquisa que foi desenvolvida pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, e pela Agência Espacial Alemã.

O verão de 2012, de acordo com os pesquisadores, atingiu o recorde de escoamento de 46 metros por dia, uma taxa sem precedentes para um glaciar na Groenlândia. A velocidade, apesar de reduzida nos meses de inverno, fez com que a média anual já seja três vezes mais rápida que dos anos 90. Segundo o estudo, desde 2005, o ritmo de derretimento só faz crescer.

- Sabemos que de 2000 a 2010 só este glaciar aumentou o o nível do mar em cerca de 1 mm. Com esta velocidade adicional, ele provavelmente vai contribuir um pouco mais durante a próxima década - disse à BBC News o pesquisador Ian Joughin, principal responsável pelo estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário