quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Observatório vulcanológico na rede de centros de ciência



(DN - Portugal) O Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores (OVGA) vai passar a integrar a rede de centros de ciência do arquipélago, revelou hoje o secretário regional Luíz Fagundes Duarte.

"Este centro pode desempenhar um papel muito importante não só na divulgação científica junto da população escolar, de forma prioritária, bem como junto das pessoas que nos visitam e da população em geral", referiu o secretário regional com a tutela da Ciência, nas instalações do OVGA, na Lagoa, ilha de São Miguel.

O Governo dos Açores celebrou hoje um protocolo com o OVGA ao abrigo do qual serão disponibilizados 70 mil euros anuais que visam contribuir para o seu funcionamento.

Luís Fagundes Duarte referiu que o OVGA "pode ser um fator de desenvolvimento local, na medida em que transfere informação e, sobretudo, pode dar a conhecer o trabalho dos investigadores científicos que, muitas vezes, é mal conhecido junto das populações".

"Os nossos cientistas trabalham, trabalham muito bem, têm obra e é necessário que essa obra seja conhecida não só através das publicações científicas, mas através deste tipo de instituições que têm uma linguagem que é mais fácil de ser entendida pela população", declarou.

O protocolo agora celebrado com o OVGA "considera-o como um parceiro importante na constituição da política científica da região porque serve de divulgador mas é capaz, também, de produzir conhecimento", acrescentou.

"Daqui por diante, o Governo dos Açores compromete-se a apoiar, de forma financeira, anualmente, em termos e circunstâncias idênticas às dos outros centros para que o OVGA possa desempenhar a sua função", explicou.

Luís Fagundes Duarte referiu que este é "um passo muito importante no reatar de relações entre o OVGA e as instituições oficiais da região".

Por outro lado, revelou que o observatório poderá, para além das verbas dos 70 mil euros anuais, candidatar-se a projetos que venham a ser desenvolvidos pelo Governo dos Açores.

O vulcanólogo Vítor Hugo Forjaz, que gere e está na génese da criação do OVGA, considerou que a verba agora atribuída "é o resultado de negociações de meses", tendo considerado que "fazia falta este segmento das ciências da terra" nos centros de ciência dos Açores.

"Este segmento tem sido pouco financiado e compete-nos executar a história geológica dos Açores (que não se resume à sua ocupação) a nível do secundário. Isto anima-nos porque nos permite financiar projetos científicos, o geoturismo e dinamizar o 'volcano watching'. Se há 'bird watching' e 'whale watching', porque não pode haver o 'volcano watching'?", questiona.

Ao abrigo do protocolo agora celebrado com o Governo dos Açores, o OVGA irá reforçar o seu quadro de pessoal com mais dois licenciados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário