Montanha foi formada a partir da colisão entre Índia e Ásia. Nos últimos 50 anos, gelo encontrado na região reduziu em 13%, diz estudo.
(G1) A agência espacial americana (Nasa) divulgou nesta sexta-feira (3) uma imagem de satélite do Monte Everest, o cume mais alto da Terra, localizado na cordilheira do Himalaia.
A formação da montanha começou há 40 milhões de anos, quando o então subcontinente Índia começou a colidir lentamente com a Ásia, segundo informações da Agência France Presse. No processo de colisão das bordas dos continentes, os altos cumes que compõe hoje a cordilheira do Himalaia foram empurrados para cima.
Com nome "Sagarmatha" em nepalês, que significa “mãe do universo”, o Everest tem reputação por ser uma montanha extremamente perigosa para escaladas.
Nos últimos 50 anos, tem sofrido as consequências do aquecimento global: o gelo encontrado na região reduziu em 13% e pontos da montanha que antes ficavam totalmente cobertos já são visíveis, segundo estudo patrocinado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), da ONU.
Nenhum comentário:
Postar um comentário