quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Sismólogo usa Google Street View para estudar danos de terremotos

(Com Ciência) Ver a própria casa pelo Google Street View ou encontrar onde fica uma clínica médica já se tornou algo trivial. Mesmo o uso profissional da ferramenta está cada dia mais comum. Ninguém havia ainda, porém, estudados danos causados por um terremoto pelo site.

Coube a um cientista alemão, Klaus Hinzen, inaugurar a era do estudo de terremotos online. Hinzen, que é da Universidade de Colônia, usou a ferramenta para estudar o terremoto de L´Áquila, na Itália.

Segundo ele, a ferramenta pode ser utilizada no futuro para estudar esses eventos. Hinzen foi para a Itália a fim de documentar localmente os danos causados. Realizou estudos com laser tridimensionais. Ao voltar para a Alemanha, colocou as fotos no Google Street View.

Descobriu, então, que as fotos armazenadas pela ferramenta tinham sido tiradas menos de um ano antes do evento. Essa coincidência criou uma excelente oportunidade para comparar fotos antes e depois do terremoto.

De acordo com o pesquisador, é mais simples analisar fraturas e muros partidos com o auxílio do aplicativo do Google. No estudo, publicado pela revista Seismological Research Letters, ele sugere o uso caso o registro armazenado do local seja recente.

O fato de ser recente diminui a probabilidade que modificações tenham ocorrido da data em que as fotos foram tiradas da data em que o terremoto ocorreu. A análise fica, portanto, mais fidedigna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário