quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Cientistas querem transformar celulares em sensores de terremotos

Acelerômetros dentro de aparelhos podem medir vibrações dos tremores. Smartphones criariam uma rede de detecção de terremotos no futuro.

(G1) Na tentativa de conseguir prever com maior eficácia quando e onde terremotos podem acontecer, cientistas publicaram um estudo nesta segunda-feira (30) que afirma que os acelerômetros de smartphones - que identifica movimentos feitos nos dispositivos - podem detectar tremores de terra. Ainda, estes aparelhos conectados na rede de telefonia móvel poderiam transmitir dados em tempo real para os institutos geológicos espalhados pelo mundo.

O estudo publicado no boletim da Seismological Society of America aponta que os acelerômetros usados nos smartphones conseguem detectar tremores acima de cinco graus de magnitude. Por serem componentes baratos, eles poderiam ser usados para detectar terremotos em diversas partes do mundo.

Os celulares do futuro poderiam ter uma nova versão destes acelerômetros, mais sensíveis, e que pudessem identificar um pequeno terremoto. Ao ter acesso aos dados de diversos smartphones com o mesmo sistema, os cientistas conseguiriam ver onde há um terremoto ou onde há mais probabilidade de acontecer um tremor baseado nas informações que receber de usuários em determinada região.

Os cientistas podem criar aparelhos que usem os acelerômetros para levá-los para locais de maior incidência de terremotos e, com ele, estudar melhor e ter mais dados sobre eles.
----
Matéria similar no Tecnoblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário