segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Maior montanha da Suécia pode estar diminuindo de tamanho, diz cientista

Pico Kebnekaise perde altura por degelo causado pela mudança do clima. Análise foi divulgada por pesquisadora que mantém pesquisas na região.


(France Presse/G1) A Suécia poderá em breve ser obrigada designar um novo pico mais alto do país, já que sua montanha mais elevada está perdendo altura a cada ano devido ao degelo.

O pico sul do Kebnekaise, situado no extremo norte do país, está perdendo sua altura original com o passar dos anos, afirmou a geógrafa da Universidade de Estocolmo, Gunhild Rosqvist.

A especialista em história climática, que dirige uma estação de pesquisas na região, assinalou que o processo de degelo é provocado por um clima mais quente que o normal. As primeiras medições do pico feitas em 1902 revelavam uma altura de 2.121 metros.

Este ano, a altura registrada foi de 2.099 metros, ou seja, apenas três metros a mais que o pico norte de Kebnekaise que, por ser feito de rocha, não varia. Rosqvist afirma que o pico mais alto do país terá de ser revisado nos manuais de geografia daqui dois ou três anos.

O Kebnekaise é um destino turístico famoso, que pode ser escalado por pessoas com pouca experiência.
----
Matérias similares no Terra e UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário