quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Por que é que há lava no centro da Terra?


(Ciência 2.0) É necessário começar por esclarecer que, na realidade, não há lava no centro da Terra. O termo lava é utilizado para o material no estado líquido (ou fluido) que chega até à superfície da Terra após passar por uma abertura que aqui possa existir, das quais a mais comum são os vulcões. No interior da Terra, o mesmo material rochoso no estado fluido, embora com mais gases no seu seio, chama-se magma.

Quando, na questão, aparece centro da Terra, possivelmente quererá dizer-se interior da Terra. O centro da Terra, na camada correspondente ao núcleo interno, à luz dos conhecimentos actuais, estará no estado sólido mas, em camadas subsequentes (núcleo externo, manto, crusta), poderão existir porções/camadas/bolsadas que poderão estar no estado líquido (leia-se fluido). A este material é atribuída a designação de magma.

O magma mais não é do que material rochoso que atingiu o seu ponto de fusão e passou do estado sólido para o estado líquido. Para que esta mudança de fase possa ocorrer, é necessário que as condições de Pressão e Temperatura (PT) que ocorrem no interior da Terra sejam muito diferentes das condições de PT que ocorrem à superfície da Terra. Como, à medida que se vai avançando para o interior da Terra, a pressão e a temperatura vão aumentando de forma gradual, a partir de determinada profundidade atingem-se valores que são capazes de fundir o material rochoso que existe no interior da Terra dando origem ao magma.
----
E mais:
Como sabemos que o núcleo da Terra é feito de ferro (Hypescience)

Nenhum comentário:

Postar um comentário