quinta-feira, 9 de maio de 2013

Satélite da ESA vai monitorizar vegetação

Proba-V foi lançado a partir do Centro Espacial Kourou (Guiana Francesa)



(Ciência Hoje - Portugal) A Agência Espacial Europeia (ESA) lançou  o pequeno satélite Proba-V, que tem como missão monitorizar o crescimento da vegetação, bem como as alterações na crosta terrestre.

O satélite descolou às 3h06 (hora de Portugal Continental) a partir do Centro Espacial de Kourou (Guiana Francesa), a bordo do foguetão Vega. O lançamento correu como o previsto, tendo o satélite sido libertado a uma órbita circular, a 820 quilómetros de altitude, sobre a costa ocidental da Austrália, 55 minutos depois do lançamento.

O Proba-V vai dar continuidade ao trabalho levado a cabo pelo dispositivo Vegetation, dos satélites Spot-4 e Spot-5. É composto por uma câmara multi-espectral e, apesar do seu reduzido volume de menos de um metro cúbico, ajudará a avaliar o impacto climático, a gerir os recursos hídricos, monitorizar as culturas agrícolas e avaliar a segurança alimentar.

Está também equipado com sensores nas faixas de luz azul e vermelha e no infravermelho próximo e médio. Estas quatro faixas espectrais permitirão estudar a cobertura do terreno e distinguir o tipo de plantas e culturas.

Depois de eliminar as nuvens das imagens, Proba-V vai oferecer o mosaico completo do solo a cada dez dias. Esta missão está a ser financiada através do Programa Geral de Apoio à Tecnologia, da ESA, que fomenta o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para o espaço e para o mercado em geral.

A série de satélites Proba engloba os mais pequenos da ESA, todos eles com um volume inferior a um metro cúbico. Segundo a agência, a Proba-V é a primeira missão com um carácter mais operacional do que experimental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário