sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Exploração petrolífera faz região dos EUA 'brilhar' em imagem de satélite

Queima de gás e instalações fazem área se destacar em mapa da Nasa. Noroeste da Dakota do Norte é uma das regiões menos povoadas do país.



(G1) Uma das regiões menos povoadas dos Estados Unidos, a área noroeste do estado da Dakota do Norte aparece com luz intensa à noite em imagem de satélite feita recentemente pela agência espacial americana (Nasa).

A região da Dakota do Norte, diz a agência, aparece mais "brilhante" devido à exploração de gás e petróleo.

Imagens em infravermelho captadas ao longo de 2012 mostram a extensão da atividade petrolífera na área. O mapa noturno registra ainda a iluminação de cidades, casas, edifícios, incêndios, luzes da cidade, auroras e a luz refletida da Lua por toda a extensão dos EUA.

Região em destaque mostra noroeste da Dakota do
Norte, onde exploração de gás e petróleo cresceu
(Foto: Divulgação/Nasa Earth Observatory/NOAA)


De acordo com a Nasa, a maioria dos pontos luminosos no noroeste da Dakota do Norte tem origem nos equipamentos instalados para exploração de petróleo. Perfuratrizes e habitações temporárias montadas nos arredores dos pontos de extração também são iluminadas.

Outros pontos indicam queimas de gás natural, que ocorrem devido ao déficit de estrutura para armazenar e distribuir o combustível, como gasodutos e fábricas de processamento, afirma a agência. Cerca de 29% do gás extraído acaba sendo queimado, aponta a Nasa.

Outros locais iluminados são as cidades de Minot, Williston e Dickinson, entre outras. De acordo com a Administração de Energia dos Estados Unidos, a produção de gás natural na área cresceu vigorosamente desde 2007 e continua em expansão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário