terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Os Arenitos Artísticos da Fronteira Entre Utah e Arizona




(EPOD/Cienctec) A aproximadamente 50 anos atrás, W. Rex Brown, ficou impressionado pelos belos padrões e “imagens” que ele notou no arenito localizado perto de sua casa em Kanab, em Utah. Como havia observado, os desenhos parecem imitar a paisagem ao redor de Kanab, que é a parte de rocha vermelha do Platô de Colorado ao longo da fronteira entre os estados norte-americanos de Utah-Arizona. A região é o lar de parques nacionais e monumentos como o Grande Canyon, Zion, Bryce Canyon e o Grand Staircase-Escalante, todas eles dentro de uma distância adequada de Kanab. Quando cortada em seções grandes e pequenas as imagens obtidas evocam as paisagens do Platô Colorado que parece ser decorado com cadeias, vales, sulcos, pináculos e redemoinhos erodidos (imagem superior).

Brown e um parceiro formaram a Western Hills Rock & Gem Inc. para o mercado, com o slogan “as pinturas mais bonitas da natureza”, como as “Kanab Wonderstone”, “Kanab Goldenstone” e “Arizona Sierra”, se espalhando tanto por Utah e Arizona. A foto inferior mostra o desenho natural de um corte num pedaço de rocha fora da loja. Grandes pedaços de arenito são montados em paredes na loja de Kanab. Algumas são enquadradas. Pedras menores têm sido transformadas em relógio, pesos de papel, figuras, molduras entre outras coisas. Ocasionalmente os pedaços de rocha são pintados por artistas e que podem ser colocadas em celeiros, estradas e cercas adicionando um interessante efeito à pintura feita pela natureza. Na maior parte dos casos das pedras artísticas o que você vê é o que realmente existe, mas em alguns casos as rochas são tratadas, como com as rochas de Arizona Sierra, com o calor para trazer tons mais ricos de terracota.

De acordo com as informações na Western Hills Shop, o arenito fotografado é na verdade parte da Formação Shinarump, depositado a aproximadamente 180 a 220 milhões de anos atrás pela água e pelo vento. O U.S. Geological Survey descreve a formação Shinarump como um conglomerado basal e o membro de arenito da Formação Chinle mais extensa, formada durante o final do período Triássico. As cores e os desenhos dentro da rocha são criados pelos óxidos de ferro, que se infiltraram nos poros da rocha. As fotos acima foram feitas no dia 7 de Novembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário