terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Argentina mantém alerta apesar de baixa erupção do vulcão Copahue



(AFP/Terra) O vulcão Copahue, situado na fronteira sul-andina da Argentina e do Chile, diminuiu sua atividade esta segunda-feira, embora as autoridades argentinas mantenham o alerta laranja, que implica em ativar mecanismos de prevenção, informou a Defesa Civil da província de Neuquén (sudoeste).

Maria Merlo, diretora da Defesa Civil de Neuquén, onde se situa o Copahue, disse que o último informe dos organismos especializados registrou que "a atividade do vulcão (2.965 metros) diminuiu" em relação à emissão de cinzas e vapor. Merlo acrescentou que a atividade sísmica apresentava também "valores baixos", em declarações ao canal de TV a cabo TN.

No entanto, o Comitê Operacional de Emergências de Neuquén mantém "o alerta laranja, mas sem evacuações" dos moradores, uns 1.500 que vivem nesta região andina, 1.600 km a sudoeste de Buenos Aires, informou a funcionária. Merlo explicou que o alerta laranja "implica em ativar dispositivos, como meios logísticos e lugares possíveis de evacuação e prevê estar mais atentos quanto à evolução do vulcão".

No Chile, o ministro da Mineração, Hernán Solminihac, disse que o vulcão "manteve a atividade de forma leve e a coluna de vapor e cinzas diminuiu a uma altura de 200 metros, de um máximo que superou 1 km de extensão".

No sábado, o vulcão, que não tinha atividade desde o ano 2000, começou a cuspir uma coluna de cinzas na direção sudeste, rumo a território argentino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário