segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Água e Espaço Juntos



(Revista Espaço Brasileiro / Brazilian Space) A Agência Espacial Brasileira (AEB) e Agência Nacional de Águas (ANA) se unem para desenvolver, em parceria, um Sistema de satélites com a missão de coletar dados hidrometeorológicos. O modelo já foi escolhido – serão dois satélites em órbita equatorial. O próximo passo é estabelecer a governança do sistema.

A parceria começou quando a ANA convidou à AEB para desenvolver, em conjunto, um satélite destinado a melhorar seu sistema de monitoramento do volume de água e do balanço hidrológico dos reservatórios de água. Em 30 de maio de 2012, o presidente da AEB, José Raimundo Coelho, e o diretor-presidente da ANA, Vicente de Abreu Gillo, assinaram memorando de entendimento que deu início aos estudos de viabilidade da ideia. Decidiu-se, então, formar um grupo de trabalho (GT), com técnicos das duas agências e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Após minucioso trabalho de engenharia, o GT apresentou documento com vários cenários que atendem os requisitos da ANA. Analisada a proposta, o diretor-presidente da ANA concluiu: os problemas da instituição serão melhor solucionados com dois satélites colocados na órbita equatorial a exatamente 0 graus.

O próximo passo para desenvolver os satélites de coleta de dados hidrometeorológicos é definir como será estruturada a governança do sistema. A ANA arcará com os custos e a AEB será responsável pelo lançamento dos satélites.

O sistema de coleta de dados hidrometeorológicos contará, também, com pequenos satélites que habitarão a órbita polar, contribuindo com dados para o sistema. Após a elaboração do projeto, estima-se que o sistema fique pronto em quatro anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário