quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Vulcão de 'O Senhor dos Anéis' entra em erupção

Tongariro lançou coluna de cinzas de mais de seis quilômetros de altura



(Efe/Veja) Utilizado como locação da triologia O Senhor dos Anéis, o vulcão Tongariro, localizado na Ilha do Norte da Nova Zelândia, entrou em erupção nesta quarta-feira e lançou uma coluna de cinzas de mais de seis quilômetros de altura sobre uma de suas crateras, informaram fontes oficiais.

A agência governamental GNS Science indicou que a erupção ocorreu às 13h25 locais (22h25 de terça em Brasília) e elevou o alerta relativo à aviação ao nível 2 (vermelho) devido à intensa emissão de cinzas. O Tongariro, situado no centro da Ilha do Norte, é composto por vários cones vulcânicos, sendo o Ngauruhoe o maior e mais conhecido deles.

A coluna de fumaça procede da cratera Te Maari, situado na face noroeste do Tongariro, zona que entrou em erupção em agosto passado depois de mais de um século de inatividade.

A Autoridade da Aviação Civil neozelandeza indicou que por enquanto não há restrição aos deslocamentos aéreos, mas a companhia Air New Zealand decidiu cancelar quatro voos às localidades de Whakatane, Tauranga, Rotorua e Taupo.
----
E mais:
Vulcões mais ativos do mundo
.
Estudantes são surpreendidos por erupção rara de vulcão neozelandês (G1), com matérias similares no UOLR7 e Folha
----
Matéria similar no Yahoo
----

Nenhum comentário:

Postar um comentário