quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Nuvem de asteroide poderia combater o aquecimento global



(Info Exame) Nuvem de poeira de asteroide pode ser a solução para o aquecimento global. Cientistas escoceses sugeriram que a poeira emitida por um asteroide gigante poderia servir como “guarda-sol” para o planeta Terra. A informação é do site Live Science.

Os pesquisadores poderiam atrair o asteroide 1036 Ganymed perto da orbita terrestre, a fim de capturar a nuvem de poeira que o acompanha. A poeira poderia proteger o planeta das radiações solares.

O 1036 Ganymed é considerado o maior asteroide próximo do nosso planeta. Com massa de 500 mil quilos, ele ficaria em um ponto quatro vezes mais longe do que a Lua. A distância média entre a Terra e a Lua é de 380 mil quilômetros.

Segundo os cientistas, a nuvem de 2,6 mil quilômetros – valor aproximado - de poeira poderia bloquear 6,58% da radiação solar que normalmente chega a Terra e seria mais do que suficiente para combater as tendências do aquecimento global.

Não há maneiras de realizar um teste prévio para verificar a eficácia do projeto. De acordo com o pesquisador Russel Bewick, da Universidade Espacial de Strathclyde, na Escócia, um asteroide muito grande seria uma ameaça em potencial para a Terra, mas que a nuvem emitida por asteroides podem ajudar o planeta Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário