(Canaltech) Uma sonda da NASA fez um registro muito claro de ruídos encontrados na magnetosfera da Terra. Quem conseguiu gravar o áudio foram as sondas Radiation Belt Storm Probes (RBSP), que partiram do planeta azul com a missão de entender melhor o clima espacial.
"Minha esposa chama de 'pássaros alienígenas'", brincou Craig Kletzing, astrônomo da Universidade de Iowa, durante uma conversa com o site Space.com. E realmente, parecem pássaros mesmo!
O que acontece na verdade é que partículas energéticas na magnetosfera emitem ondas de rádio que são audíveis para os seres humanos. A transferência de energia entre essas partículas gera o ruído, e os investigadores suspeitam que também gera ondas de plasma que afetam um dos processos importantes do clima espacial.
Esse som não é novidade para os pesquisadores, que já conhecem o "coral" há décadas, porém essas sondas meteorológicas - que custaram apenas US$ 686 milhões, cerca de R$ 1.372 - conseguem captar os sons com uma resolução bem maior do que qualquer outra nave já conseguiu antes. Confira abaixo o áudio dos "pássaros alienígenas":
A missão
A ideia dessa missão é compreender melhor os dados obtidos sobre o tempo no espaço. Desde que descobriram que as tempestades solares podem afetar a transmissão de energia elétrica na Terra, interferir nos satélites, rádios comunicadores, celulares, sinal da televisão e comunicações de ondas curtas, os pesquisadores estão ansiosos para prever o clima no espaço e minimizar esses efeitos.
Segundo os pesquisadores, as RBSP são um pequeno passo rumo a essas previsões. O grande ponto forte destes aparelhos é a sua capacidade de medir a extensão de um evento climático espacial.
----
Matéria com vídeo aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário