terça-feira, 21 de agosto de 2012

Vulcão expele lava no Equador e deixa população em alerta



(Veja) O aumento da atividade do vulcão equatoriano Tungurahua nos últimos dias colocou os habitantes das áreas mais próximas em alerta. Ativo desde 1999, intercalando períodos de relativa calma com outros de intensa atividade, o vulcão passou a expelir gases, cinzas e lava a partir da última sexta-feira.

Perigo - Preocupadas com a possibilidade do Tungurahua lançar rochas incandescentes que podem ser arremessadas a centenas de metros de distância, as autoridades do país sugeriram que a população da região produza "ações preventivas"para garantir a segurança durante as erupções. Os habitantes das áreas mais próximas ao vulcão estão sendo evacuados.

As cinzas expelidas também atrapalham os trabalhadores rurais, cobrindo áreas de plantio e pastos. Segundo o ministério da Agricultura do país, 4.500 hectares de pasto e 1.500 de plantações de batatas foram afetados. Com 5.016 metros de altitude, o Tungurahua está situado no centro da parcela equatoriana da Cordilheira dos Andes, 80 quilômetros ao sul da capital Quito.
----
E mais:
Erupção de vulcão obriga retirada de famílias no Equador (G1), com matérias similares no UOL e R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário