Comparativo entre 1975 e 2012 mostra extensão da devastação em RO. Agência publicou fotos 'clássicas' feitas em 40 anos do programa Landsat.
(G1) A agência espacial americana Nasa divulgou em seu site imagens que revelam a gravidade do desmatamento no estado de Rondônia. Elas mostram a região de Ariquemes. A primeira é de 1975, quando a floresta ainda estava praticamente intacta. A segunda, de 2012, mostra a mesma região tomada por desmatamento do tipo “espinha de peixe”, que consiste na abertura de estradas que formam mosaicos de áreas devastadas intercaladas com pequenos fragmentos florestais.
Como informa a agência espacial, esse tipo de derrubada é ainda mais prejudicial à biodiversidade do que se fosse uma grande área de derrubada, porque a floresta entrecortada fica mais seca e mais suscetível ao acesso de pessoas para caçar e extrair madeira. A Nasa publicou a imagem nesta terça (31) como um dos exemplos de contribuições memoráveis do satélite Landsat 1, cujo lançamento completa 40 anos em 2012. Graças a ele, é possível recuperar a história da devastação da região amazônica.
----
Matéria com infográfico aqui
----
Matérias similares no Ecodesenvolvimento, Veja e O Globo

Nenhum comentário:
Postar um comentário