segunda-feira, 9 de julho de 2012

Imagens noturnas da Terra revelam a ocupação do homem


(JB) A Terra vista do espaço, quando iluminada pela luz solar, torna a atividade humana invisível. Já as imagens nortunas destacam a iluminação feérica das grandes metrópoles. Estes detalhes surgem nítidos nas fotos que o Jornal do Brasil apresenta. Elas foram feitas da Estação Espacial Internacional (ISS), o satélite artificial que orbita o nosso planeta a uma altura de 370 km acima do nível do mar.

As imagens, de grande beleza, foram obtidas pela astronauta americana Sunita Lyn Williams, recordista feminina de permanência no espaço, durante a sua última estadia naquela estação espacial, em 2007. A astronauta Sunita é de ascendência indiana e professa com grande visibilidade a religião hindu. Ela detém os recordes femininos de mais longa permanência no espaço e de maior tempo em atividades espaciais fora da ISS.

Nas imagens iluminadas pela luz solar, a atividade humana é invisível, as feridas provocadas na superfície terrestre por 20 mil anos de civilização não aparecem. Veem-se áreas imensas do nosso planeta, como o deserto do Saara, os alpes suíços, o Mar Negro e áreas próximas, o Mar Vermelho, o Rio Nilo e a Ásia Menor. Dessa distância um “extraterrestre” poderia nos tomar por um planeta desabitado.

Exatamente o contrário acontece com as imagens noturnas, onde a iluminação das grandes metrópoles e suas conexões revelam a ocupação do solo pelos seres humanos e, mais que isso, permitem inferir o nível da atividade industrial na região. Assim a costa leste dos Estados Unidos ou as Ilhas do Japão se destacam com nitidez, enquanto a Índia e o interior da China são apenas visíveis.
----
Mais imagens aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário