segunda-feira, 14 de maio de 2012

Participantes de experimento veem último sol por 4 meses


(Terra) Um grupo de pesquisadores franceses e italianos viram na última semana os últimos raios de sol pelos próximos quatro meses. Patrocinada pela Agência Espacial Europeia (ESA), a expedição ficará na escuridão da Antártida até setembro em um estudo para entender os efeitos de isolamento por um longo período.

A base fica a 3,2 mil m do nível do mar e as temperaturas irão cair a até -80°C. Nenhum suprimento - nem ninguém - pode chegar à base durante esse período. Qualquer problema que a "tripulação" tenha, terá de solucionar sozinha. Segundo a agência espacial, Concórdia é o mais próximo que temos de simular uma exploração interplanetária.

"O ambiente é continuamente estressante e coloca desafios para os participantes envolvidos", diz Oliver Angerer, coordenador do experimento. "Nós estamos observando como o grupo reage nesse ambiente hostil, em particular quanto ao sono. A alta altitude de Concórdia pode já estar influenciando a qualidade do sono. Tirar a luz do sol também torna ainda mais difícil manter o ritmo normal do corpo."

Um médico monitora os padrões cerebrais dos participantes enquanto eles dormem e mede, através da saliva, níveis de hormônios - como o cortisol, ligado ao estresse. Eles ainda passam por testes cognitivos para ver se seu desempenho cai conforme os dias passam.

Um dos problemas para o experimento em Concórdia, que ocorre anualmente, é achar médicos dispostos a passar quatro meses no escuro e gelado inverno da Antártida. E a agência já procura voluntários, que podem se inscrever no site da ESA até 8 de junho.
----
Imagens aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário