terça-feira, 8 de maio de 2012

Cordilheira nos EUA cresce cerca de 1 mm por ano


(Terra) A cordilheira Serra Nevada, nos Estados Unidos, cresce aproximadamente 1 mm em altitude a cada dez anos, de acordo com cientistas. Pesquisadores do laboratório geodésico da Universidade de Nevada, em Reno, e da Universidade de Glasgow, no Reino Unido, dizem ter registrado uma elevação anual entre 1 mm e 2 mm por mais de dez anos ao longo da faixa de 74 km entre Nevada e Califórnia. As informações são do site do jornal britânicoThe Guardian.

Uma combinação de dados de GPS e radar baseado no espaço deram uma precisão sem precedentes ao estudo. "O mais emocionante é que nós podemos ver a cordilheira crescendo em tempo real", diz Bill Hammond, líder da pesquisa, que já dura vários anos na Universidade de Nevada.

"Utilizando dados de antes do ano 2000, nós podemos ver com precisão cerca de 1mm por ano. Talvez ainda mais incrível seja que essas mudanças minúsculas sejam medidas usando satélites no espaço", complementa Hammond. A pesquisa foi fundada pela Fundação Nacional da Ciência (National Science Foundation) e a Nasa, junto ao Conselho de Pesquisas do Ambiente Natural (Natural Environment Research Council) do Reino Unido.

"Nós podemos ver o movimento firme e constante da Serra, além de eventos episódicos, como terremotos", conta Hammond. O pesquisador afirma que as descobertas serão publicadas em julho, e podem ajudar a esclarecer o debate sobre a idade da Serra Nevada na Califórnia e em Nevada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário