segunda-feira, 23 de abril de 2012

Nasa lança frango de borracha à estratosfera para estudar radiação

Projeto foi feito em parceria com uma escola do estado da Califórnia. Lançamento foi feito durante uma tempestade solar.





(Reuters/G1) A Nasa lançou um frango de borracha à estratosfera para estudar os efeitos da radiação solar a 40 quilômetros de altitude. O brinquedo tem nome, Camilla, e é a mascote do Observatório de Dinâmica Solar (SDO, na sigla em inglês), projeto da agência espacial norte-americana.

A escolha inusitada se explica por que o lançamento foi feito com um grupo de alunos de uma escola da cidade de Bishop, no estado da Califórnia, e a brincadeira serve para atrair a atenção das crianças.

O frango foi lançado com um balão de hélio. Junto a ele, viajaram sensores de radiação, câmeras, aparelhos de GPS, um termômetro, insetos e sementes de girassol. Embora divulgado somente agora, o projeto foi feito em março, quando uma tempestade solar trouxe alto nível de radiação até a Terra.

O balão de gás subiu durante duas horas e meia e estourou a uma altitude de aproximadamente 40 quilômetros. Camilla estava equipada com um paraquedas e pousou de volta suavemente, trazendo o material de volta para análise.
----
Matérias similares na FolhaiGR7YahooO GloboAstroPT e Hypescience



Nenhum comentário:

Postar um comentário