terça-feira, 24 de abril de 2012

Impacto de meteoros nos EUA e Chile explicam fenômenos terrestres

Fenômeno pode ter sido responsável por mudança climática e incêndios. Sedimentos estudados têm entre 6.000 a 40 mil anos.

(G1) Marcadores identificados como possível evidência de um impacto pré-extraterrestre podem ter sido produzidos por processos terrestres que ocorreram naturalmente, segundo um estudo divulgado nesta segunda-feira (23) pela Universidade Católica do Chile em conjunto com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

Jeffrey S. Pigati, do USGS, e seus colegas pesquisaram a presença dos chamados "marcadores de impacto" em camadas sedimentares em 6.000 - a 40.000 anos de idade depositadas no sudoeste dos Estados Unidos e pelo deserto de Atacama, no norte do Chile.

Elevadas concentrações de irídio, esférulas magnéticas e grãos de titanomagnetite encontradas nos sedimentos formam a maior parte das evidências para a hipótese do impacto, que postula que a explosão de um meteoro extraterrestre na América do Norte de cerca de 12.900 anos atrás, mudou o clima, desencadeou incêndios florestais em massa , e resultou na extinção de muitos mamíferos de grande porte.

Os autores encontraram maiores concentrações de marcadores de impacto em 10 dos 13 locais pesquisados. A presença dos marcadores em sedimentos de diferentes idades e de vários locais indica que eles não foram produzidos por um único evento catastrófico, de acordo com os pesquisadores.

Além disso, os pesquisadores sugerem que os marcadores acumularam e tornaram-se concentrados por deposição de pó natural comum aos sistemas de áreas úmidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário