segunda-feira, 9 de abril de 2012

China terá novo navio de exploração polar em 2014

Substituto para o 'Dragão da Neve' está em fase de desenvolvimento, mas terá tecnologia de ponta

(Efe/Estadão) O segundo navio de exploração em áreas de gelo da China, que ainda está sendo desenhado, entrará em serviço em 2014, de acordo com informações passadas nesta segunda-feira, 9, pelos responsáveis do Instituto de Pesquisas Polares do país durante o retorno do Xuelong (Dragão da Neve), única embarcação do tipo que Pequim tem.

O navio chegou nesta segunda em Xangai depois de completar sua missão de número 28 na Antártida, de acordo com um jornal local. O Xuelong, comprado da Ucrânia em 1993, foi recolher amostras de gelo a grandes profundidades na chamada cúpula A, a maior elevação do Polo Sul. Durante a expedição também foi instalado um telescópio chinês na região.

O novo navio será fabricado e desenhado na própria China, embora haja a participação de engenheiros de outros países em seu desenvolvimento.

"Este sim será um autêntico navio de exploração em áreas de gelo, já que o Xuelong era apenas um barco de transporte transformado em um de pesquisa", disse Weng Lixin, responsável pelo instituto. "A nova embarcação será equipada com a tecnologia mais avançada em termos de pesquisa marinha, polar e astronômica", acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário