segunda-feira, 26 de março de 2012

Londres abre centro de medição de emissões de dióxido de carbono

(Efe/Folha) Londres abriu nesta segunda-feira o CMM (Centro de Medição do Carbono), que permitirá coletar dados mais precisos sobre as emissões de dióxido de carbono na atmosfera.

O centro, cuja inauguração coincide com a cúpula de especialistas climáticos Planet Under Pressure ("Planeta Sob Pressão) na capital britânica, terá números mais precisos sobre os efeitos da mudança climática e promoverá o desenvolvimento de tecnologias benéficas ao meio ambiente, informou a emissora BBC.

As medições do CCM, que fica no Laboratório Nacional de Física londrina, melhorarão as projeções dos cientistas sobre a evolução da mudança climática e o aquecimento global.

"Os dados das estações terrestres e os satélites são introduzidos nos modelos científicos para tirar conclusões sobre o aumento do nível do mar e outros impactos sobre o clima. Portanto, quanto melhor forem estes dados, mais confiáveis serão os modelos e as previsões", disse Jane Burston, diretora do CCM.

O centro colaborará ainda com outras instituições científicas e provedores comerciais para melhorar a precisão dos instrumentos de medição e sua avaliação.

Também serão verificados se os produtos das emissões de dióxido de carbono estão cumprindo com os requisitos para serem considerados como tal já que, em algumas ocasiões, os cientistas alertaram sobre diferenças entre o que as companhias anunciam e a poluição real que geram.

Outro de seus objetivos será promover o desenvolvimento de tecnologia com baixo nível de emissões na atmosfera, especialmente no setor energético.

"O CCM foi criado para fornecer medições científicas confiáveis que permitam melhorar a compreensão do clima, apoiar as políticas para frear a mudança climática e acelerar o desenvolvimento de tecnologias limpas ao meio ambiente", disse David Willets, o secretário de Estado britânico de Universidades e Ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário