
(Folhinha) No último sábado, duas pessoas morreram ao tentar apagar um incêndio na estação Comandante Ferraz, base brasileira na Antártida, que ficou quase totalmente destruída.
Isso levou muita gente a se perguntar se vale a pena o Brasil, país tropical, se arriscar a fazer ciência em lugar tão distante e diferente.
Vale, sim. O clima no Brasil depende de massas de ar que se formam no oceano em volta do continente gelado. Entender como se comporta o ar polar é fundamental para a nossa agricultura, ou seja, para plantar alimentos. Cientistas também vão para a Antártida estudar bichos e plantas que só existem ali.
É o caso dos pinguins. Sim, são fofos e estudá-los, por si só, já seria fascinante. Mas biólogos têm outro motivo para passar meses coletando sangue dessas aves nervosinhas: ninhos de pinguins podem ser um lugar para o nascimento de alguns tipos de vírus de gripe, que seriam trazidos para o Brasil por outras aves.
A ciência polar brasileira valeria o risco se servisse só para aumentar o conhecimento. Mas também faz bem em vários outros aspectos da nossa vida.
----
Matéria com infográfico aqui
----
E o fogo no gelo, como que se dá fisicamente? porque a temperatura muito baixa deveria enfrequecer o fogo e conforme o fogo avança o gelo vira aguá não é?
ResponderExcluir