sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Filha de explorador é a mais jovem a chegar ao Polo Sul

Adolescente britânica de 16 anos chegou esquiando junto com o pai, o explorador britânico David Hempleman-Adams















(BBC/Estadão) Uma adolescente britânica filha de um explorador é a pessoa mais jovem a alcançar o Polo Sul.

Amelia Hempleman-Adams, de 16 anos e filha do explorador inglês David Hempleman-Adams, chegou ao Polo Sul esquiando junto com o pai.

Eles começaram a jornada em esquis a mais de 150 quilômetros do Polo Sul, onde outro explorador, Ernest Shackleton, teve que abandonar a missão em 1909.

Pai e filha afirmaram que estão "eufóricos, mas cansados" depois de enfrentar temperaturas de até 50 graus negativos e passar um total de 17 noites acampando na Antártida.

"Esta expedição foi uma experiência extraordinária. Os maiores desafios foram o frio congelante, a comida seca (...) o ronco do papai", contou a adolescente.

"A melhor parte foi passar pelo que o meu pai passa em suas expedições. Foi a primeira vez que saí em expedição com ele e agora sei como é."

"Se eu farei de novo? Tenho que pensar a respeito depois de algumas noites de sono", acrescentou Amelia.

Proteção e moeda
O pai da adolescente, o explorador David Hempleman-Adams, afirmou que "Amelia foi muito bem. Estou muito orgulhoso dela".

"Esta expedição foi provavelmente a mais desafiadora. Sou muito protetor em relação a Amelia, que é minha filha mais nova."

"Uma coisa é partir em uma expedição sozinho, mas é diferente quando você está cuidando de sua filha adolescente", acrescentou.

Pai e filha, junto com uma equipe pequena, começaram a expedição a partir do ponto de onde um famoso explorador britânico, Ernest Shackleton, teve que desistir da missão ao Polo Sul em janeiro de 1909.

Amelia levou uma fotografia de Shackleton e uma moeda comemorativa daquela expedição, presentes da neta do explorador, Alexandra Shackleton.

A adolescente também fez um blog a respeito da expedição no qual descreveu as dificuldades da viagem, entre elas, avançar em meio a uma tempestade de neve.

Não é a primeira vez que David Hempleman-Adams leva uma das filhas em uma expedição. Em 2005, a irmã de Amelia, Alicia, então com 15 anos, foi a pessoa mais jovem a chegar ao Polo Norte.
----
Matéria similar no iG
----
E mais:
Comemoração dos 100 anos da conquista do pólo sul (DN - Portugal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário