segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Antártida: cientistas iniciam viagem para instalar módulo brasileiro




















(Terra) Os cientistas brasileiros que instalarão o primeiro módulo de pesquisas do País no interior da Antártida partiram no começo da madrugada deste domingo, dia 11, para o continente. Os pesquisadores saíram de Porto Alegre e fazem uma escala em Punta Arenas, no Chile, antes de chegar ao destino final no dia 16 de dezembro, onde permanecerão até 25 de janeiro de 2012.

Conforme o coordenador da expedição, professor Jefferson Cardia Simões, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o grupo se reuniu na última sexta para fazer as provas de roupas polares e receber o kit de sobrevivência. A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), representada pelo professor Heitor Evangelista, está encarregada da coordenação do módulo.

A instalação do Criosfera I na Antártida marca um momento importante na ciência brasileira, pois será a primeira estação nacional no interior do continente gelado. Ela ficará a 2,5 mil km ao sul da Estação Comandante Ferraz, uma distância maior que a existente entre as cidades do Rio de Janeiro e de Belém do Pará (2.450 km). A posição geográfica do módulo no meio do manto de gelo antártico é de aproximadamente 670 km do Polo Sul geográfico.

Serão dois acampamentos na Antártida: um grupo de trabalho fica no acampamento base, na Geleira Union, e outro segue para o local de instalação do módulo. Na Antártida, a comunicação será feita por telefones via satélite.

O grupo é interdisciplinar e conta com 17 pesquisadores, dos quais apenas dois não são brasileiros. Do total, quatro cientistas são da UFRGS e integram a equipe do Centro Polar e Climático da universidade. As outras instituições nacionais que participam da expedição são UERJ, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Observatório Nacional (ON).

Nenhum comentário:

Postar um comentário