sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Fortes chuvas reduzem nível dos oceanos temporariamente

(Terra) De acordo com medições realizadas pela Nasa, o nível global dos oceanos está 0,6 cm abaixo do nível registrado um ano atrás. A situação vai contra a tendência dos últimos anos que registrava um constante aumento no nível dos mares. De acordo com os pesquisadores, a mudança ocorre devido a fenômenos pontuais como El Niño e La Niña. As informações são do jornal Washington Post.

O El Niño e La Niña teriam alterado os padrões de chuva no planeta, causando grande precipitação na região amazônica e seca no sul dos Estados Unidos. O oceanógrafo Carmen Boening, especialista da agência espacial americana, disse que a o excesso de chuva nos continentes reduziu a quantidade de água no mar. Os cientistas monitoraram os níveis do oceano, sua temperatura e salinidade por meio de satélites e boias operadas por computador.

A equipe de pesquisadores ressalta que esta água eventualmente voltará ao oceano. Pelo que indicam cálculos e simulações em computadores, o nível do mar deve subir entre 0,7 e 1,9 m até o ano 2100. O aumento se deve à expansão da água conforme aumenta sua temperatura e ao degelo das calotas polares. As estimativas, entretanto, não são consenso na comunidade científica, e há pesquisadores que não acreditam nas previsões.

Engenharia do clima
Na quinta-feira, o governo americano publicou um relatório analisando propostas de "geoengenharia": métodos de manipular o clima terrestre. Entretanto, o escritório de responsabilidade do governo (GAO, na sigla em inglês), disse não ver vantagens em interferir no clima atualmente, devido aos altos custos e os riscos dos procedimentos. A técnica mais aceita pelo órgão foi a proposta de capturar o dióxido de carbono do ar e armazená-lo isoladamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário