segunda-feira, 18 de abril de 2011

Pressão no fundo da Terra pode gerar petróleo de origem mineral

Simulação indica que moléculas podem surgir a partir de reações químicas no manto, sem necessidade de matéria orgânica

Simulação indica surgimento de cadeias de moléculas no fundo da Terra



(iG) Um modelo de computador sugere que as pressões e temperaturas nas profundezas da Terra podem criar longas cadeias de hidrocarbonetos a partir de moléculas de metano. Hidrocarbonetos são os componentes do petróleo e do gás natural.

Geólogos acreditam que praticamente todos os hidrocarbonetos do petróleo extraído comercialmente vêm da decomposição de seres vivos soterrados sob camadas de sedimento na crosta terrestre.

Mas hidrocarbonetos gerados por meio de reações químicas nos minerais do manto ou das profundezas da crosta podem ocorrer em algumas circunstâncias, como fendas e zonas de subdução, disse, por meio de nota, Giulia Galli, professora de Química e Física da Universidade da Califórnia, Davis.

“Nossa simulação msotra que moléculas de metano podem se combinar para formar moléculas maiores de hidrocarbonetos quando expostas às temperaturas e pressões do manto superior”, disse ela, referindo-se à camada terrestre que existe por baixo da crosta.

“Não afirmamos que os hidrocarbonetos superiores realmente ocorrem nas condições reais do manto, mas as pressões e temperaturas estão certas”, acrescentou.

Ela e sua equipe usaram computadores para simular o comportamento de átomos de carbono e hidrogênio a uma profundidade de 60 km a 140 km.

Os pesquisadores determinaram que hidrocarbonetos com vários átomos de carbono podem se formar a partir do metano – que tem um carbono e quatro átomos de hidrogênio – em temperaturas da ordem de 1.200º C e pressões de 50.000 atmosferas, condições encontradas a cerca de 100 km de profundidade.

A pesquisa não avaliou a possibilidade de os hidrocarbonetos formados dessa forma migrarem para mais perto da superfície e acabar em jazidas exploráveis de combustível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário