quinta-feira, 7 de abril de 2011

Mesmo longe de encontro de placas tectônicas, tremores ocorrem no Ceará


(Big Bang em Prosa) Quem acompanhou o noticiário sobre o terremoto ocorrido no último mês no Japão viu que o país é bastante suscetível a terremoto porque está localizado no econtro de placas tectônicas, cujos movimentos causam tremores de terra.

O Ceará, longe do econtro de placas (a mais próximo está a meio caminho entre Brasil e África, veja mapa) também registra tremores de terra. (Tremor de terra é um terremoto de baixa intensidade; são fenômenos de mesma natureza, mas com poder de destruição diferentes.)

Há alguns dias a Defesa Civil do Ceará anunciou um tremor de 3,9 graus na escala Richter na região norte do Estado. O movimento sísmico foi detectado pelo Laboratório de Sismologia da Faculdade Federal do Rio Grande do Norte. (Ceará não tem esse tipo de equipamento.)

O tremor assustou diversas famílias de Sobral, que dormiram do lado de fora das casas na cidade, com medo de desabamento. Mas se Ceará fica tão longe do encontro de placas tectônicas, por que raios esses tremores ocorrem por aqui?

O problema é que há uma ranhura tectônica que atravressa o estado de Pernambuco e parte do Ceará. Fissuras dessas proporções causam leves tremores. Não se pode ter 100% de garantia, mas a chance de ocorrer um desastre de grandes proporções é muito próxima de zero. Mesmo o desabamento de uma casa com boa estrutura dificilmente ruirá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário