quarta-feira, 27 de abril de 2011

Formaldeído pode ter sido a base da vida na Terra


(MSNBC / Hypescience) O formaldeído, substância que a ciência usa para duas funções básicas, na maioria: os taxidermistas o usam para embalsamar animais e empalhá-los, e biólogos o usam na conservação de alguns materiais e amostras. Aqueles que o utilizam sempre devem tomar cuidado, porque é notoriamente tóxico. Mas a natureza é irônica, e pesquisas recentes de uma instituição científica em Washington D.C (EUA) indicam que o formaldeído é base dos elementos básicos que formaram a Terra.

Composto de oxigênio, carbono e hidrogênio, o formaldeído é uma molécula encontrada por todo o sistema solar. É encontrado, inclusive, em meteoritos que penetram na atmosfera terrestre, e levam o nome de “formaldeído interestelar”. Foram matérias resultantes destes meteoritos os focos de estudo da pesquisa em questão.

Basicamente, os cientistas simularam, em laboratório, uma reação química a partir de formaldeído em moldes nos quais esta reação poderia ter acontecido naturalmente. O resultado disso foi uma “miniatura” do que se imagina que tenham sido os processos químicos que deram origem ao planeta, a partir de hidrogênio, oxigênio e carbono. Isso leva o cientistas a formular uma teoria na qual o formaldeído seria a base da matéria do sistema solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário