quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Aumento do nível do mar até 2100 é ameaça para 9% do território americano

Segundo estudo, as águas do mar podem subir cerca de um metro neste século



Miami, uma das cidades que seriam atingidas pela elevação do nível do mar



(Veja) O aumento do nível do mar pode ameaçar 9% do território das principais cidades costeiras dos EUA até 2100. De acordo com estudo que será publicado no periódico americano Climatic Change Letters, o Golfo do México e a região do estado da Flórida, no sul dos EUA seriam as áreas mais afetadas.

Mantida a tendência de aquecimento, as projeções científicas indicam que até 2100 o nível do mar subiria até um metro. "Se isso acontecer as cidades terão que enfrentar erosão, enchentes e inundações permanentes", disse Jeremy Weiss, especialista do departamento de geociências da Universidade do Arizona (EUA) e chefe da pesquisa.

A equipe de Weiss examinou a área que seria perdida em 180 cidades americanas caso o nível do mar se elevasse de um a seis metros. Na pior das hipóteses, cerca de um terço das cidades desapareceria. "Nosso trabalho vai ajudar as pessoas a tomar decisões mais precisas sobre o que fazer com relação ao aumento do nível do mar e o aquecimento global", disse Jonathan Overpeck, co-autor do estudo.

Os pesquisadores desenvolveram uma ferramenta online capaz de exibir as projeções para o crescimento do nível do mar em todos os continentes. O site pode ser acessado aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário