(Ciência Hoje - Portugal) O vulcão Etna entrou em erupção, anteontem à noite, na ilha da Sicília, na Itália, provocando um rio de lava numa das encostas. As autoridades locais já anunciaram o estado de alerta. Segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália (INGV), a actividade do Etna terá intensificado pouco depois das 22h48 (21h48 hora de Lisboa) e era possível ver as explosões de lama a partir nas cidades de Catânia e Taormina.
A diminuição da actividade vulcânica permitiu a reabertura desta manhã do aeroporto de Catânia, a segunda cidade mais importante da Sicília, que foi fechado por precaução perante a possibilidade de lançar cinzas.
O maior vulcão activo da Europa, espalhou cinza e lava na zona desértica que o envolve. Apesar de já ter acalmado, os investigadores do INGV não descartam a possibilidade de a lava voltar a correr pela encosta nas próximas horas.
A última grande erupção do vulcão de 45 quilómetros de diâmetro, localizado no leste da Sicília, que esteve acompanhada de mais de duzentos pequenos terramotos, foi em Maio de 2008. O Etna tem 3.322 metros de altura e é a montanha mais alta da Itália ao sul da cordilheira dos Alpes.
----
Matéria similar no AstroPT

Nenhum comentário:
Postar um comentário