
(O Globo) O aumento dos gases do efeito estufa levarão as nuvens a produzir mais calor, causando um aquecimento extra na Terra, segundo Andrew Dessler, professor do Departamento de Ciências Atmosféricas da Universidade A&M do Texas.
A previsão é que este processo seja responsável por uma parte significativa do aquecimento no próximo século.
O pesquisador usou medições do Sistema de Energia Radiante da Terra (Ceres) - instrumento da Nasa para calcular a quantidade de energia acumulada pelas nuvens conforme a variação climática da última década - além de análises meteorológicas da Nasa e do Centro Europeu de Previsão do Tempo.
- É um ciclo vicioso - temperaturas mais quentes significam que as nuvens retém mais calor, o que leva a mais aquecimento - explica Dessler, que teve a pesquisa publicada da revista Science nesta sexta-feira.
Alguns céticos recentemente questionaram se as nuvens poderiam estabilizar o clima prevenindo gases do efeito estufa de causar um grande aquecimento.
- Baseado nos meus resultados, acredito que são baixas as chances de sermos salvos pelas nuvens - diz o pesquisador. - Acredito que as temperaturas aumentarão vários graus Celsius nos próximos séculos se as emissões de gás continuarem como agora.
----
Matérias similares na Agência Fapesp e Ciência Hoje - Portugal
Nenhum comentário:
Postar um comentário