terça-feira, 16 de novembro de 2010

Do fundo da terra

Os reservatórios subterrâneos de água têm grande potencial para produzir calor e eletricidade. Entenda como funciona a geração de energia geotérmica e conheça uma iniciativa experimental para o desenvolvimento dessa fonte renovável na Alemanha.

(Ciência Hoje) Se alguém fala em energias renováveis, que imagens vêm à sua mente? Provavelmente turbinas eólicas, painéis solares ou bombas de biocombustíveis. No Brasil, poucos se lembrarão da energia geotérmica, que aproveita as altas temperaturas de reservatórios subterrâneos naturais de água para a geração de calor e eletricidade.

Menos explorada que suas primas mais conhecidas, a energia geotérmica tem no entanto grande potencial para aumentar sua participação na matriz energética mundial nas próximas décadas, à medida que os países buscam diminuir suas emissões de gases do efeito-estufa. A Alemanha, por exemplo, trabalha com a meta de gerar cerca de 100 terawatts-hora por ano até 2050, segundo projeções do Conselho Consultivo Alemão para o Meio Ambiente (SRU).

Nenhum comentário:

Postar um comentário