segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Observatório da UnB revê de 4,5 para 5 pontos a magnitude do tremor em Goiás

(Agência Brasil / JB) Após receber informações mais detalhadas das estações de captação de dados, o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) atualizou de 4,5 para 5 pontos na escala Richter a magnitude do tremor ocorrido ontem com epicentro nas cidades de Mara Rosa e Estrela do Norte, norte de Goiás. O tremor ocorreu às 17h16 e chegou a ser sentido por moradores de Brasília, a quase 500 quilômetros de distância. Por causa do tremor, vários prédios públicos da capital do país chegaram a ser esvaziados.

Segundo o analista sísmico Daniel Caixeta, do Observatório Sismológico, a revisão é um procedimento comum. “A magnitude de 4,5 é a de duração do evento sísmico e é dada como um resultado preliminar. Essa informação serve para que os pesquisadores tenham um parâmetro preliminar. Com a análise de novas informações e os refinamentos em cima dos resultados, novos valores são obtidos”, explicou à Agência Brasil. Caixeta disse que o resultado atual, de 5 pontos na escala Richter, representa a média dos dados recebidos das estações sismológicas.

Nas duas pacatas cidades goianas, onde se registrou o epicentro do tremor, com cerca de 15 mil habitantes, houve rachaduras em algumas casas construídas com materiais mais frágeis. “A sensação desses moradores foi como se um grande trator tivesse passado na porta de casa”, exemplificou o analista.

O tremor foi o segundo registrado em menos de uma semana na região. De acordo com o Observatório Sismológico, na última segunda-feira (4), outro tremor, com magnitude de 3,6 pontos na escala Richter, foi detectado próximo à divisa de Goiás com Tocantins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário