terça-feira, 26 de outubro de 2010

Indonésia enfrenta terremoto, tsunami e alerta de erupção

O vulcão Monte Merapi de 2.914 metros de altura, durante sua última atividade em junho de 2006.


(Apol011) Autoridades da Indonésia elevaram para o nível máximo o alerta de erupção do vulcão Monte Merapi, diante do grande aumento da atividade sísmica registrada nas últimas horas. Mais 11 mil pessoas que moram em um raio de 10 quilômetros de distância da montanha começaram ser removidas de seus vilarejos e encaminhadas para sete abrigos.

A atividade sísmico-vulcânica aumentou na última semana e de acordo com as autoridades se Merapi entrar em erupção, o magma irá escorrer pelo lado sul. Entretanto, não há como prever a intensidade de sua erupção e nem quando ela exatamente pode acontecer por isso a medida de evacuação foi emergencial. Durante o fim de semana foram registrados quase 500 tremores. Atualmente, cerca de 40 mil pessoas vivem perto do Monte Merapi.

O Monte Merapi tem 2.914 metros de altura e é o vulcão mais ativo da Indonésia, localizado na ilha de Java. Sua última erupção aconteceu em junho de 2006 e matou duas pessoas. Outra forte erupção de gases e rochas fez 60 vítimas fatais em 1994, e a erupção com maior número de vítimas foi em 1930, com 1.300 mortos.
Localização do vulcão e do terremoto de 7.7 graus ocorrido em 25 de outubro de 2010. Crédito: Wikipédia/Apolo11.


A Indonésia tem forte atividade vulcânica e sísmica, pois está localizada na região conhecida como “Anel de Fogo do Pacífico”. Só no país, são mais de 130 vulcões ativos.

A atividade recente do Merapi coincide com uma elevação da sismicidade registrada no lado ocidental da Indonésia e que culminou com um terremoto de 7.7 graus de magnitude ocorrido na tarde de segunda-feira (25 de outubro de 2010) . O evento foi seguido por uma série de réplicas de forte intensidade e gerou um tsunami que matou mais de 40 pessoas até o momento.
----
E mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário