quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Estudo indica que há ligação entre as erupções vulcânicas

(Terra) Cientistas das universidades de Leeds (Inglaterra), Purdue, Indiana (Estados Unidos) e Addis Ababa (Etiópia) afirmam ter criado uma maneira de localizar precisamente em que local ocorrerão as próximas erupções vulcânicas. As informações são do site Science Daily.

Os cientistas estudaram uma rara sequência de 13 eventos magmáticos, ocorrido entre as placas africana e asiática, e afirmam ter descoberto que a localização de cada erupção não era aleatória. Estudo apontou que cada evento estava ligado, pois cada um mudava a tensão na crosta terrestre.

A descoberta ajudará cientistas a realizar previsões mais precisas sobre em que locais ocorrerão novas erupções vulcânicas e também a limitar os estragos que uma erupção pode causar.

"É conhecido que terremotos grandiosos têm ligação com os terremotos seguintes, mas nosso conhecimento sobre vulcões, até hoje, era baseado em casos isolados. Demonstramos neste estudo que uma erupção pode influenciar outras", disse ao site Iam Hamling, cientistas da Universidade de Leeds.

A equipe estudou região de vulcões no deserto de Afar, Etiópia. Foram monitorados níveis de tensão na terra próxima aos vulcões. Foi descoberto que as erupções seguintes aconteciam nos locais em que a tensão mais crescia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário