terça-feira, 21 de setembro de 2010

Cientistas criam sensor que prevê erupção de vulcões

(Terra) Cientistas da Universidade de Newcastle, Inglaterra, criaram sensor que pode ser colocado no "coração" de um vulcão e avisar se ele está prestes a entrar em erupção. O sensor consiste em um rádio-transmissor que aguenta temperaturas acima de 900°C. As informações são do site do jornal Daily Mail.

Foram usados materiais similares a usados na construção de aviões, preparados para agüentar temperaturas extremamente altas. Ele pode medir mudanças nos níveis dos gases vulcânicos, como dióxido de carbono e óxido sulfúrico, enviando informações em tempo-real para a terra firme que podem prever se a atividade do vulcão causará erupção em pouco tempo.

A equipe de cientistas desenvolveu os componentes necessários para a produção do sensor e, agora, trabalha na criação de um dispositivo que tenha o tamanho de um celular, para ser usado em outros lugares além de vulcões.

A equipe também trabalha no desenvolvimento de um micro veículo que possa ser usado para conseguir informações sobre meio ambiente em lugares remotos.
----
Matéria similar na Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário