terça-feira, 24 de agosto de 2010

Desaparecimento de calotas polares preocupa cientistas

(EcoD / Terra) O derretimento de extensões glaciares ao redor do mundo acelerou nos últimos anos em razão do aquecimento global, de acordo com especialistas que se reuniram recentemente em um simpósio internacional na Universidade Estadual de Ohio (OSU), nos Estados Unidos.

Quando o climatologista Lonnie Thompson voltou para um local de investigação sobre uma calota de gelo do Peru em 2007, ele foi surpreendido por aquilo que ele não viu. Um lago que se desenvolveu na década de 1980 e estava lá em 2006 tinha desaparecido. As geleiras se retraíram de tal forma que a água foi drenada para para um vale inferior, inundando-o.

"Acho que vamos ter de sair deste planeta para a glaciologia ter um futuro", alertou o pesquisador do Byrd Polar Research Center durante o evento. A próxima surpresa veio em julho deste ano, quando ele e um grupo de investigadores da OSU estiveram na maior geleira da Papua Nova Guiné para coletar amostras do núcleo de gelo.

Em vez de neve, chuva caía sobre a tripulação. "Essa é a parte assustadora: as surpresas e as coisas que você não entende", relatou Thompson.

Cerca de 100 pessoas de 15 países participaram recentemente do simpósio da Sociedade Internacional Glaciológica. A sociedade reúne-se de três a cinco vezes por ano para compartilhar ideias e histórias sobre pesquisas e geleiras, informou a diretora do Byrd Polar Research Center, Ellen Mosley-Thompson, ao jornal The New York Times.

O geólogo e especialista em clima da OSU, Jason Box, destacou que reunir a "pequena comunidade" de investigadores de geleiras em uma base regular é fundamental para manter a conversa sobre o desaparecimento das calotas polares. "Toda a ciência mudou na minha curta carreira. É tão rápido que nem mesmo os cientistas conseguem acompanhar estas mudanças", justificou.

Aquecimento
O tema desta semana foi o desaparecimento do gelo, um assunto oportuno, uma vez um grande pedaço da geleira de Petermann, na Groenlândia, rompeu há quase duas semanas. Box antecipou o destino da geleira em 2009 e deixou duas câmeras no local para capturar a perda. Ele voltará ao local no sábado, 28 de agosto, para recuperar as imagens e fazer um filme.

Segundo Lonnie Thompson, o desaparecimento do gelo pode ser atribuído ao aquecimento global, que tem sido mais acentuado por conta do aumento dos níveis de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.

Para o cientista Paolo Gabrielli, que também viajou para a geleira na Papua-Nova Guiné, ao mesmo tempo em que a calota polar derrete, a história do planeta vai com ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário