segunda-feira, 19 de julho de 2010

Inpe vai avaliar qualidade do ar em quatro metrópoles da América do Sul

Projeto 'SAEMC' contará com dados gerados desde 2006. Treze instituições de pesquisa no continente participam do estudo.


(Fapesp / G1) O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) vai participar de projeto internacional para avaliar a qualidade do ar nas quatro maiores cidades da América do Sul, de acordo com informações divulgadas nesta segunda-feira (19) pela Agência Fapesp.

No Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro são as metrópoles escolhidos para a medição. Santiago, capital do Chile, e Buenos Aires, da Argentina, completam a lista.

Nomeado "Emissões, Megacidades e Clima na América do Sul" (SAEMC), o trabalho contará com a participação de 13 instituições de pesquisa do continente, entre elas a Universidade de São Paulo (USP).

Outros parceiros são o Instituto Interamericano para Pesquisas de Mudanças Climáticas (IAI) e da agência federal norte-americana National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), voltada para a condição dos oceanos e da atmosfera terrestre.

De acordo com o Inpe, projetos como o SAEMC, repletos de modelos numéricos processados em supercomputadores, utilizam a tecnologia grid computing. Desde 2006, as instituições que integram o projeto SAEMC já mandam dados sobre o cenário da qualidade do ar nas quatro metrópoles.

O projejo já conta com um portal (em inglês ou espanhol) para centralizar as informações e facilitar a geração de gráficos e elementos visuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário