segunda-feira, 12 de abril de 2010

Satélite da Nasa aponta com precisão queimadas em Cuba

Foto também mostra nitidamente variações de coloração do mar. Equipamento é o mesmo que registrou chegada das chuvas ao Rio.

Cartão postal espacial - Satélite Aqua mapeou queimadas e, de quebra, fez belíssima foto de Cuba (Foto: Nasa / Goddard Space Flight Center / Jeff Schmaltz / Modis Land Rapid Response Team)

(G1) O Centro de Voo Espacial Goddard, um dos braços da Nasa, a agência espacial americana, divulgou nesta segunda-feira (12) uma imagem impressionante – tanto pela beleza quando pela precisão – de Cuba, tirada pelo satélite Aqua no início deste mês.

A imagem de alta resolução indica exatamente, por meio de pontos vermelhos, dezenas de queimadas na ilha caribenha. O registro foi obtido pelo MODIS (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer), um sofisticado instrumento a bordo do satélite. É o mesmo equipamento que documentou a chegada das fortes chuvas ao Rio de Janeiro na semana passada.

As águas do Golfo do México, à esquerda, e do Oceano Atlântico, à direita, são mais escuras. Perto da costa, adquirem uma série de tonalidades, que vão do turquesa ao esmeralda. As águas perto da costa que apresentam uma coloração mais escura indicam presença maior de organismos marinhos microscópicos, como algas e fitoplâncton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário