Nave Soyuz pousou nesta quinta-feira (18) no Casaquistão.
Vulcão Sakurajima, no Japão, em plena erupção desde ontem. (crédito: Soichi Noguchi / ISS)
(G1) O astronauta Soichi Noguchi, da Jaxa (a agência japonesa equivalente à Nasa) e membro da tripulação da estação espacial internacional (ISS), twittou novas fotos de paisagens da Terra. Ele também fotografou o retorno da nave russa Soyuz TMA-16, que pousou nesta quinta-feira (18) no Cazaquistão. A nave trouxe o cosmonauta russo Maxim Surayev e o astronauta da Nasa Jeff Williams, que passaram 169 dias, 4 horas e 8 minutos na plataforma orbital.
Na véspera, Williams passou o comando da ISS ao cosmonauta russo Oleg Kotov, que, seguindo a tradição, tocou o sino da plataforma orbital.
Astronauta japonês fotografa, a partir da ISS, a Soyuz TMA-16 no início de sua jornada de volta à Terra. A nave pousou nesta quinta-feira (18) no Cazaquistão (crédito: Soichi Noguchi / ISS)
Após a saída de Surayev e Williams, permanecem na ISS o comandante Kotov, o engenheiro de bordo (e fotógrafo compulsivo) Noguchi e o astronauta da Nasa Timothy Creamer, que chegaram à plataforma no final de dezembro passado.
Flagrante da costa de Madagascar. (crédito: Soichi Noguchi / ISS)
Vista da estação orbital das Bahamas (crédito: Soichi Noguchi / ISS)
A tripulação será completada em abril, com os três astronautas da expedição número 24, cuja saída rumo ao espaço a bordo da Soyuz TMA-18 está prevista para o dia 2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário