(Efe / Terra) No final do ano, uma expedição de cientistas chineses, que neste momento ruma à Antártida, completará o mapa topográfico mais completo e preciso do continente gelado jamais realizado, publicou hoje o jornal oficial chinês Global Times.
Os pesquisadores chineses estão utilizando 1.073 imagens tomadas durante o verão austral de 1999 a 2002 com o satélite americano Landsat, que permite realizar um mapa com uma precisão 20 vezes superior à das versões anteriores.
O mapa mostrará todos os rasgos principais da Antártida, como a superfície de mar gelado, as rochas, as restingas, lagos e fendas de gelo. "O mapa nos permitirá aprofundar no conhecimento geográfico da Antártida", assinalo Cheng Xiao, vice-decano do Colégio de Mudança Climática e Ciências Terrestres da Universidade Normal de Pequim.
Além disso, graças à precisão do mapa, se poderá prever, com ajuda de ferramentas de estudo climático, os efeitos do aquecimento global sobre a superfície da Antártida, assim como medir os movimentos da camada de gelo e rastrear o degelo da superfície do continente.
A vigésima sexta expedição antártica chinesa zarpou de Xangai rumo ao continente gelado a bordo do navio quebra-gelo científico "Xuelong" ("Dragão de Neve") no último dia 13 de outubro e voltará à China dia 4 de abril de 2010.
Nos últimos 25 anos a China realizou quase 4 mil viagens ao Polo Sul, segundo o Instituto Chinês de Pesquisas Polares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário