sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Gás-estufa reverte resfriamento do Ártico

(Associated Press / Folha) O Ártico está mais quente agora do que em qualquer momento dos últimos 2.000 anos, embora devesse estar resfriando por causa de mudanças na órbita da Terra que fazem a região receber menos luz do Sol.

Com efeito, o Ártico esfriou por quase dois milênios antes de inverter a trajetória no último século e começar a esquentar, à medida que atividades humanas emitiam mais CO2.

"Não fosse pelo aumento dos gases-estufa produzidos pelos humanos, as temperaturas do Ártico no verão deveriam ter diminuído gradualmente ao longo do último século", disse Bette Otto-Bliesner, do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica dos EUA, coautor de estudo que sai hoje na "Science" relatando a descoberta.

O último decênio, de 1999 a 2008, foi o mais quente dos últimos dois milênios. Este verão foi 1,4ºC mais quente do que seria de esperar se a tendência de resfriamento seguisse. Os números se baseiam em uma reconstrução das temperaturas do passado que usa informação de antigos sedimentos lacustres, amostras de gelo e registros em troncos de árvore. Os dados foram comparados com simulações em computador.

Para piorar a perspectiva, à medida que o Ártico esquenta, sobra menos neve para refletir a energia solar de volta ao espaço. Dessa maneira, terras e oceanos escuros expostos absorvem mais radiação, esquentando ainda mais a Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário