segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Estudo: Terra já vivia mudança climática após última era glacial

(Efe / Terra) Há entre 19 mil e 13 mil anos o planeta Terra já havia vivido uma fase de mudança climática, sem "autênticos" verões e com uma variação média da temperatura de quase 8°C, segundo uma equipe de cientistas austríacos.

Os especialistas do Instituto de Limnologia da Academia das Ciências da Áustria (ÖAW) chegaram a essa conclusão após examinar restos de algas e pólen nos sedimentos de um lago do Estado austríaco da Caríntia, informa nesta segunda-feira a agência APA. Em suas análises, constataram que a Terra sofreu várias vezes grandes mudanças de temperatura.

Após o fim da última era glacial, há cerca de 20 milênios, aconteceu o primeiro aquecimento do planeta. Cerca de 3 mil anos depois, uma drástica queda das temperaturas deu início a um novo período que durou quase 25 séculos, até que, há cerca de 14,5 mil anos, começaram a subir novamente.

"A temperatura média da água no verão era extremamente variável nessa época, e oscilava entre 10°C nos períodos frios e 18°C nas fases quentes", segundo o estudo. A temperatura do lago Längsee estava hoje em torno de 21°C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário