quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Elevação do mar é inevitável, diz estudo

(JB) Uma elevação de pelo menos dois metros no nível dos oceanos é praticamente inevitável, afirmaram nesta terça-feira especialistas, numa conferência realizada na Universidade Oxford.

– O ponto da questão do nível do mar é que ele começa muito devagar, mas uma vez que tenha ganhado impulso, é praticamente impossível de deter – disse o especialista Stefan Rahmstorf, do Instituto Potsdam da Alemanha. – Não há um modo que eu consiga ver para parar essa elevação, mesmo se fôssemos à emissão zero.

Segundo Rahmstorf, a melhor estimativa é de uma elevação de 1 metro neste século, pressupondo um aquecimento de 3º C, e até 5 metros nos próximos 300 anos.

De acordo com estudo divulgado na segunda-feira, pelo Centro Hadley do Departamento Meteorológico da Grã-Bretanha, a previsão é que a temperatura média da Terra suba 4 graus até 2050, se forem mantidas as atuais tendências de emissões de carbono. No século 20, a temperatura média global subiu cerca de 0,7º C.

– Não há nada que possamos fazer para parar isso, a menos que consigamos resfriar o planeta. Isso exigiria retirar o dióxido de carbono da atmosfera. Não há modo conhecido de se fazer isso na escala necessária – hoje.

Rahmstorf disse que o melhor resultado seria que, após a estabilização das temperaturas, os mares subissem a uma taxa contínua "pelos próximos séculos", sem acelerar.

Cientistas explicam que o derretimento das geleiras é um processo que acelera a si mesmo, porque com menos gelo na superfície da Terra, menos radiação do Sol é refletida de volta ao espaço, e o planeta se aquece mais, derretendo mais gelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário