segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Ceará inaugura maior parque eólico do país

(JB / Terra) Um parque eólico com capacidade para gerar 105 megawatts (MW) será inaugurado nesta quinta-feira no Ceará. O empreendimento da Siif Énergies do Brasil, em Camocim, litoral oeste do estado, é o maior do Nordeste.

Com esse parque, chega a 547 MW a potência instalada de energia do vento, que deve subir para 900 MW até o fim do ano com novos projetos.

Dos projetos de geração de energia renovável inscritos no mecanismo de desenvolvmento limpo (MDL), do Protocolo de Kyoto, 36% ou 1.265 MW virão de hidrelétricas, outros 31% serão fornecidos por cogeração de biomassa (principallmente bagaço de cana). São 1.206 MW. As pequenas centrais hidrelétricas respondem por 23%, ou 795 MW. A energia eólica completa esse quadro, ao lado de outras biomassas e biogás.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, assinou a Carta dos Ventos com dez secretários de Estados e todos os representantes brasileiros do setor. O documento aponta para a busca de consenso sobre as necessidade de maior participação da energia eólica na matriz energética brasileira. Segundo o ministro, o leilão para a entrada de 1000 MW de origem eólica no sistema ainda é pouco. - Temos de fazer leilão de pelo menos 3 mil por ano - disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário